Estilos
































Gótico (1250-1450) – Este estilo alcançou seu apogeu no séc. XV, que foi também seu último período. Os móveis aparecem sustentados por pés altos onde se esculpem adornos de folhagens, animais grotescos, pergaminhos enrolados etc. As mesas e camas são imensas. Os tecidos são ricamente bordados com flores e animais ou motivos exóticos.

-Renascimento (1459-1590) – Teve monumental importância na vida humana e grande influência na nossa cultura e civilização, marcou na arte decorativa o período reacionário à severidade e monotonia afetada das formas geométricas e frias do Gótico.
Os estilos de decoração renascentista que mais se destacaram foram o Italiano e o Espanhol.

-Barroco (1603-1660) – O século XVII faz nascer um estilo que se exprime diferentemente em cada país, segundo o temperamento nacional. Na França chamou-se de Luíz XIII, Luíz XIV e Regência. No entanto, convém precisar-se que o estilo Regência pode muito bem ser definido sob o ângulo Rococó: época de transição e de pouca duração, onde a decoração sofreu sérias modificações.

-Luíz XIII – O renascimento Francês foi liberado da influência gótica e independeu-se da linha italiana durante o reinado de Luíz XIII. Já ao findar esta época, a decoração renacentista alcançou uma alta qualidade nacional e uma personalidade definida, que foi declinando, conforme o passar dos Luízes. Ao Luíz XIII, sucedeu o XIV; ao XIV o XV, e ao XV o XVI.

-Luíz XIV (1643-1715)- Esse período foi em termos de decoração o mais pomposo. Os móveis foram os mais impressionantes que confortáveis. Os pés das cadeiras eram em pontas ou em forma de copo. O estilo “pata” para os pés também se usa, porém modificada por uma ligeira volta em S. Nos sofás os braços apresentam uma graciosa curva inclinada. As pernas dianteiras são talhadas e terminam com os pés em forma de garras, as traseiras possuem uma curva sutil. As mesas são grandes e com as bordas ornamentadas com ricas incrustações.
Essa foi considerada a idade do ouro na decoração.
Os estofados são feitos com fazendas especialmente trabalhadas como brocados, adamascados, gobelein e veludos; Na Maumar indicamos o que segue a tendência de hoje com a decoração contemporânea podemos usar neste estilo tecidos mais arrojados como sedas, cheniles e linhos, as peças também podem receber as pinturas como laca, pátina, dourado... mudando este estilo para clássico contemporâneo.

- Estilo Império (1799-1815) - As cadeiras tem os espaldares curvados, o painel central em forma de lira ou uma travessa horizontal no meio do espaldar. As pernas dianteiras são retas ou curvadas e as traseiras sempre curvadas para trás. Os sofás e poltronas tem os braços sustentados por pássaros, cisnes ou animais fantásticos. Nos tamboretes estofados adotou-se a forma de tambor os divãs, sofás e canapés, com ou sem encosto, são enfeitados de metal dourado e com braços em forma de rolo. Já para os cortinados e tapeçarias usaram-se sedas, brocados, damascos e veludos, pintados ou bordados com a letra N e uma coroa de laurel. As cores eram o amarelo intenso, rubi, azul celeste, púrpura, verde brilhante, preto e branco.

- Estilo Alemão (1830) – Conhecido como Biedermeier - Os móveis tem linhas retangulares ou curvas clássicas e são pintados com cores claras ou ouro e negro e o ornamentos com figuras de pássaros, silhuetas humanas ou animais e madalhões.

-Vitoriano (1838-1900) – Os móveis enormes e mal proporcionados, com excesso de curvas, eram exageradamente talhados e ornamentados. As cadeiras e sofás tinham os braços e espaldares estofados e adotou-se o estilo Luíz XV com mais exagero nas linhas e ornamentações.
O centro dessa decoração era a sala de jantar com profusão de lâmpadas de gás e a grande mesa onde a família se reunia para rezar, conversar, ler e celebrar todos os acontecimentos marcante da vida familiar.

-Estilo Moderno – Com o problema de espaço nas habitações deu impulso a essa idéia e um novo estilo para construção rápida nos móveis, esquemática e de linhas funcionais. Devido ao estilo prático, esses móveis oferecem a possibilidade de uma adaptação conveniente a todos os ambientes e necessidades.
Podem-se usar todas as cores indicadas a outros períodos e também todos os matizes de violeta, azul, verde, amarelo-gema etc.

Fonte: R. Edmundo - Os móveis e seus estilos através dos tempos. Edições de Ouro.