Dicas: Sensações das Cores nos Ambientes






















Amarelo – Alegria, espontaneidade, está ligado à criação. Ativa o raciocínio e a comunicação (ideal para espaços de estudo).

Azul – Tranqüiliza os ânimos e favorece a amabilidade, a paciência e a serenidade. Nos tons suaves acalma.
Cuidado com o azul muito intenso e com os ambientes monocromáticos, que levam a introspecção (não é recomendado para pessoas com propensão a depressão).

Laranja – Estimula o otimismo, ajudando a levantar o astral. Age no sistema digestivo, portanto cuidado com a dieta!

Vermelho – Tom das emoções, desperta a sensualidade e em alguns casos a agressividade.
Na decoração residencial o ideal é nos pequenos objetos, pois em excesso torna-se irritante.

Verde – Representa a esperança e a abundância. É a cor do equilíbrio, e ajuda a amenizar o stress, estimulando o silêncio.

Violeta – Associada à intuição e a espiritualidade. Cuidado com as tonalidades fortes, podem agravar o estado depressivo. Já nos tons claros favorece o aconchego e acalma. São próprios para locais de relaxamento e meditação.

Branco - Para cada local uma simbologia... no Ocidente é a paz e a pureza, mas no Oriente é o luto.
O branco produz a sensação de amplitude, de limpeza, claridade e frescor. Um espaço totalmente branco torna-se hostil, monótono e leva à dispersão.

Preto – Sinaliza a distância, agressividade no seu sentido universal (psicológico). Mas em ambientes o ideal é que ele esteja presente em pequenos detalhes, pois aí sim pode ocasionar o ar de sofisticação e modernidade. É mais comum encontrar o preto em ambientes masculinos para dar o aspecto de sobriedade e isolamento (independência).